Documentário: A Ascensão do Dinheiro, Niall Ferguson

Tempo de leitura: 2 minutos

A Ascensão do Dinheiro é o resultado do trabalho de pesquisa de Niall Ferguson, na tentativa de mostrar como funciona o mundo do dinheiro, mostrando através de eventos históricos em seu livro e também no documentário de 6 episódios lançado em novembro de 2008.
Niall Ferguson, é um históriador Escocês e professor na Universidade de Harvard e pesquisador em Oxford, nascido em 18 de abril de 1964.

Além da gravação do documentário, para os amantes de livros Niall escreveu e publicou A Ascensão do Dinheiro em 416 páginas pela editora Crítica. 2ª edição publicada em 16 de junho de 2017.

[CLIQUE AQUI] para ver o livro direto no site da Amazon.

O documentário foi dividido em 6 episódios:

Episódio 1: Sonhos de Avareza ( 47:21 )

Conta sobre o surgimento da moeda, dos juros e do crédito, além de explicar o surgimento dos bancos, um dos pilares do sistema financeiro dos dias de hoje no sistema financeiro global.


Episódio 2: Obrigação Humana ( 47:59 )

Nesse episódio Niall conta sobre a criação do mercado títulos públicos, fruto do surgimento do crédito. Veremos como a impressão do papel moeda contribui para gerar inflação. 


Episódio 3: Inflando Bolhas ( 47:56 )

Nesse episódio é abordado como fraudes contábeis e bolhas financeiras acontecem, explicada através da historia com exemplo da bolsa de valores e empresas de capital aberto com suas ações listadas em bolsa.


Episódio 4: Negócios Arriscados ( 47:48 )

Nesse episódio trata abordar o risco dos negócios, especialmente os seguros de vida, seguros imobiliários, fundos de pensão, previdência privada e garantias do governo. Também será abordado um pouco de derivativos, o mercado de futuros em Chicago e opções de derivativos.


Episódio 5: Seguro como uma casa ( 47:53 )

Nesse episódio vamos ver como o fato de poder pegar empréstimo dando sua moradia como garantia gerou a grande crise do subprime. 


Episódio 6: Chimérica ( 47:55 )

No último episódio, trata-se  da globalização dos investimentos e como a China e o Estados Unidos estão conectados.